Cidades

Museu da Justiça de Niterói reabre ao público

O museu estava fechado para visitações desde o início da pandemia. Foto: Vítor Soares

O Museu da Justiça de Niterói, que estava fechado desde o início da pandemia de Covid-19, foi reaberto para visitação a partir desta quarta (23). Localizado na Praça da República, no Centro da cidade, o local é um dos prédios históricos do Tribunal de Justiça e completou, em 2019, o seu centenário.

"É um prazer e uma alegria muito grande essa reabertura, que cumpre todas as normas de segurança sanitária. É uma contribuição do TJ para retomarmos nossas vidas, movimentar a cidade, as pessoas. A arte é o melhor instrumento para passarmos a alegria de viver, e tirar um pouco o foco da dor que tanto nos machuca neste momento".

Desembargador Henrique Carlos Fernandes Figueira, presidente do Tribunal de Justiça do Rio

Além de poder conhecer toda a arquitetura renascentista do prédio, o público também tem acesso à sala do Tribunal do Júri, o Tribunal Pleno e a exposição 'Absurdos Insustentáveis', assinada pelo artista plástico Alexandre Pinhel, que mostra a arte como agente transformador na preservação do meio ambiente. As obras são feitas com material reciclado junto a resíduos de diversas tecnologias de impressão 3D.

Na exposição 'Absurdos Insustentáveis', as obras são feitas com material reciclado junto com resíduos de diversas tecnologias de impressão 3D. Foto: Vítor Soares

De acordo com a diretora do museu, Simone Fontarigo, a expectativa é que a reabertura leve mais pessoas ao Centro de Niterói.

"Resolvemos reabri-lo para trazer mais pessoas para o Centro de Niterói, que é um centro histórico tão lindo. É uma forma de tentar começar uma revitalização desse espaço que ficou ainda mais vazio com a pandemia", explica.

As visitas ao museu começam desde a Praça da República, onde o público pode conhecer a história não só do palácio, mas também dos prédios ao redor do local. Além dos tribunais do júri e pleno, os grupos passam a conhecer mais a história das construções. O prédio também conta com uma biblioteca pública, com salas de leitura totalmente gratuitas.

Para Teresinha Souza, auxiliar de documentação, que trabalha há 30 anos no local, o retorno das visitas é animador, já que o museu é uma fonte importante de informação.

"É muito gratificante levar um pouco de conhecimento aos visitantes, principalmente às crianças. Muitas vêm da periferia, não têm acesso aos seus direitos e deveres. É importante mostrar para eles como tudo funciona", ressalta.

Devido a pandemia, as tradicionais simulações de juris feitas pelos visitantes e o agendamento de grupos ainda estão suspensos. O museu está aberto ao público das 11h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Sobre o museu

Museu da Justiça, Palácio da Justiça, Juri Popular
O palácio completou em 2019 o seu centenário. Foto: Vítor Soares

O palácio foi erguido para abrigar o Tribunal da Relação do Estado do Rio de Janeiro. Com o projeto de construção aprovado em 1913, teve as suas obras concluídas em 1919, fazendo parte do plano de urbanização da Praça D. Pedro II, atual Praça da República, que incluía a edificação de um conjunto de prédios públicos no seu entorno.

Antes da sua inauguração oficial, passou a funcionar ali o Tribunal do Júri. A instalação do Tribunal da Relação ocorreu no dia 31 de janeiro de 1920. A partir de março de 1975, devido a fusão dos Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, o prédio passou a abrigar o Fórum da Comarca de Niterói e a Biblioteca Regional do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Em 26 de janeiro de 1983, os prédios do Antigo Palácio da Justiça, da Câmara Municipal e da Biblioteca Pública Estadual foram definitivamente tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).

Serviço

Museu da Justiça de Niterói
Praça da República, s/nº, Centro - Niterói - RJ
Informações: 3133-3368 / 3133-3366
Visitação: de segunda a sexta, das 11h às 17h
Entrada Franca

< Família da atriz Mabel Calzolari autoriza doação de órgãos Policiais são homenageados na Câmara de Niterói <